imagens, registros e reflexões sobre a versão em HQ de "As Barbas do Imperador" de Lília Moritz Schwarcz

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

na corte do Rei-Sol


Esta ilustração abre o capítulo "como ser nobre no Brasil", que corresponde ao capítulo 8 do "Barbas", escrito por Lília Schwarcz em parceria com Ângela Marques da Costa.
Abaixo, vocês podem ver o layout a lápis com as legendas aplicadas.
(não custa lembrar, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção "abrir em outra janela", é melhor do que apenas clicar para abrir).


O layout foi inspirado na imagem abaixo, e eu não me lembrava mais de que quadro era este detalhe.
Depois de muito procurar, localizei o quadro "Recepção do Grande Condé em Versailles", de Jean-Léon Gérome, pintado em 1878, que está no museu d'Orsay.

Eu não precisava deste momento histórico específico; só queria um símbolo da corte do rei Luís XIV - com sua cenografia cheia de ouros e mármores, tão magnificente, tão esplendorosa, que chega a ser bizarra, brega. A decoração e as roupas do rei-sol marcam o que parecia ser o ápice da nobreza, mas que é na verdade a decadência dos nobres - é a nobreza completamente submetida ao chefe de Estado absolutista, já bem distante de sua natureza guerreira original, como um mastim submetido a séculos de seleção artificial até se tornar um poodle de madame.




Como as cópias que encontrei deste quadro eram em baixa resolução, procurei esse ambiente na internet e em guias do palácio de Versailles. Mas não havia nada parecido...
Procurava no Google: Versailles, staircase (escadaria), Louis XIV, Louis 14...

Enfim descobri: Escalier des Ambassadeurs (Escada dos Embaixadores), demolida em 1752, numa reforma feita por Luís XV. O quadro foi pintado mais de 100 anos depois, o pintor baseou-se em gravuras.
Encontrei algumas reconstituições, desenhos e várias fotografias de uma maquete exposta no Louvre. Também tinha no site do Louvre uma maquete virtual, mas não consegui rodar, deve ser um programa antigo.



Não fui muito fiel, peguei algumas coisas do quadro de Gérome, outras da maquete, simplifiquei um pouco.
Pesquisei não para obter fidelidade, mas para enxergar melhor, entender melhor os detalhes.
Como o par de peixes dourados (ornamentos típicos de arquitetura chamados "delfins", mas têm escamas, são golfinhos fantasiosos) ao lado do busto do rei. É divertido desenhar essas extravagâncias.

De qualquer forma, só queria mesmo uma moldura espalhafatosa para o "rei-sol".